Economia

Brasil quer atrair mais turistas dos países vizinhos para a Copa do Mundo

postado em 12/09/2011 18:03
O Ministério do Turismo instalou nesta segunda-feira (12/9) o Comitê Intersetorial de Facilitação Turística (Cifat). Formado por representantes do setor e de 11 ministérios, o comitê vai ajudar o ministério a solucionar os gargalos que travam o crescimento do turismo no Brasil. Um dos primeiros desafios é atrair mais turistas dos países vizinhos para a Copa do Mundo de 2014, segundo o ministro Pedro Novais.

Os turistas que entram no Brasil pelas fronteiras representam menos de 40% do fluxo total. A maioria, cerca de 1,5 milhão de visitantes, vem da Argentina. Mas ainda atraímos poucos turistas venezuelanos, bolivianos e peruanos, por exemplo. Na França, mais de 70% dos visitantes são de países vizinhos.

De acordo com Novais, a falta de informações nos pontos turísticos, as dificuldade de acesso ao Brasil e as deficiências na infraestrutura afastam os turistas sul-americanos. Outro problema é o alto custo do turismo em território nacional. ;O Brasil ainda é um país caro para os estrangeiros e para os turistas brasileiros;, reconheceu o ministro.

No mês passado, o ministério lançou um programa para atrair mais turistas que vivem nas fronteiras, denominado Frontur. A aposta é usar o Acre como porta de entrada para os visitantes, aproveitando a Rodovia Interoceânica, que liga Rio Branco a Lima, no Peru, e está em fase de conclusão. ;Eles [turistas sul-americanos] não puderam ir a África do Sul [Copa do Mundo]. Mas virão aqui, que é mais perto. O programa vai facilitar essa vinda;, disse Pedro Novais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação