Agência France-Presse
postado em 12/09/2011 19:12
WASHINGTON - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta segunda-feira a liberação de 3,98 bilhões de euros do empréstimo a Portugal, parte do resgate de três anos desse país da Zona Euro. O comitê executivo do FMI informou em um comunicado nesta segunda-feira ter feito uma análise do desempenho do país sob o programa econômico apoiado com o empréstimo de 27,27 bilhões de euros aprovado em maio.O empréstimo do FMI é parte de um pacote de resgate com a União Europeia que chegará a 78 bilhões de euros em três anos. Lisboa foi obrigada a adotar rígidas medidas de austeridade em um esforço para estabilizar suas contas públicas, prejudicando, nesse processo, o consumo doméstico.
Na semana passada, o governo anunciou que a economia encolheu 0,9% no segundo trimestre comparado ao mesmo período de 2010, enquanto a demanda doméstica caiu 5,2% anualizados.
O governo português prevê uma queda do PIB de 2,2% em 2011 e de 1,8% em 2012. A previsão é que o retorno ao crescimento só ocorra em 2013. Portugal, o terceiro país depois da Grécia e da Irlanda a receber pacotes de ajuda do FMI, não consegue captar recursos nos mercados porque os juros cobrados estão muito altos.
O ministro das Finanças português, Vitor Gaspar, disse na última terça-feira que Portugal retornará aos mercados em 2013, uma vez que o país passar por sua "emergência financeira". Em 12 de agosto, o FMI, a UE e o Banco Central Europeu deram luz verde para uma segunda parcela de 11,5 bilhões de euros como parte do plano de resgate de Portugal, citando progressos por conta das medidas de austeridade adotadas pelo país.