Economia

Presidente Dilma garante implantação de celular 4G até a Copa de 2014

postado em 13/09/2011 07:40
A presidente Dilma Rousseff assegurou ontem, durante o programa de rádio Café com a presidente, que o celular de quarta geração (4G) estará implantado no Brasil antes da Copa do Mundo de futebol, em 2014. Além disso, a Telebras deve investir R$ 200 milhões na infraestrutura para banda larga nas 12 cidades sede da competição.

;Isso significa que os brasileiros, e quem vier para o Brasil acompanhar os jogos, vão ter acesso à internet pelo celular com uma velocidade altíssima;, declarou Dilma. De olho nesse nicho, o presidente da empresa chinesa ZTE, Eliandro Ávila, anunciou em São Paulo, na feira de tecnologia Futurecom, que a companhia estará pronta para produzir modens 4G no Brasil, assim que o sistema for implantado no país.

A ZTE quer ainda estabelecer parcerias com as operadoras de telefonia para implantar bases transmissoras com a tecnologia SDR, que a companhia desenvolveu e aplicou em Hong Kong, para a substituição gradual do 2G e do 3G. ;A transição ocorrerá aos poucos, pois a vantagem desse tipo de base é que ela é compatível com as diferentes tecnologias;, disse Ávila.

Atualmente, a ZTE conta com mil bases SDR no Brasil e pretende dobrar esse número até o fim de 2012. O motivo de tanto interesse é que o 4G permite conexões até 100 vezes mais rápidas do que o 3G, e será amplamente demandado por turistas, profissionais de imprensa e membros das delegações durante a Copa e as Olimpíadas de 2016. A previsão é que as licitações das frequências que serão usadas ocorram até abril do ano que vem. Algumas empresas, entretanto, garantem já ter condições de iniciar a oferta de 4G, como a Sky, que começará a oferecer o serviço em Brasília, nos próximos meses.

O 4G já está disponível em países como a Suécia e a Noruega e começou a ser implantado em outros países da Europa e nos Estados Unidos. As conexões móveis ultrarrápidas permitirão, por exemplo, assistir a vídeos em alta definição e fazer videochamadas pelo celular, além de rodar jogos e aplicativos, facilidades até agora só possíveis por meio de conexões fixas.

A presidente disse também que, a partir do mês que vem, será oferecido acesso à internet a R$ 35 por mês para uma velocidade de 1 Mbps (megabit por segundo). Dilma disse haver um acordo entre governo e operadoras para que a internet popular chegue a 40 milhões de lares brasileiros até 2014. ;Já estamos construindo as condições para que os 30 mil quilômetros de rede de fibra ótica funcionem, assegurando a transmissão de internet em alta velocidade para todas as regiões do Brasil;, informou.


TELES ENTRAM NA TV POR ASSINATURA
A presidente Dilma Rousseff sancionou, com dois vetos, o projeto de lei que regulamenta o mercado de TV por assinatura e permite a entrada das operadoras de telefonia nesse segmento. Foi vetado o artigo que possibilitava às próprias operadoras fazerem a classificação indicativa dos programas por faixa etária. Com a mudança, fica mantida a regra atual, em que a classificação é feita pelo Ministério da Justiça, que propôs a alteração. O segundo veto, também sugerido pelo ministério, visou impedir que as empresas cobrem dos usuários pelo serviço de atendimento ao cliente (o SAC). Pelo texto levado ao Planalto, a oferta poderia ser gratuita ou paga, a critério das companhias. Agora, esses serviços terão que ser fornecidos exclusivamente de graç

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação