Economia

Para Obama, EUA deve escolher entre agradar ricos ou investir na educação

Agência France-Presse
postado em 14/09/2011 09:06
Columbus - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na terça-feira (13/9) que o país deve escolher entre enriquecer ainda mais os ricos ou investir na educação, ao reagir às críticas dos republicanos sobre seu plano para criar empregos.

Durante uma breve visita a Ohio - estado decisivo na corrida eleitoral e representado no Congresso pelo republicano John Boehner, presidente da Câmara - Obama defendeu mais uma vez seu plano de 447 bilhões de dólares para reativar a economia e criar empregos.

"Querem que os multimilionários conservem seus privilégios fiscais ou querem que os professores tenham trabalho?" - perguntou Obama a cerca de 3 mil pessoas em Ohio.

"Querem que as empresas petroleiras conservem suas vantagens fiscais ou querem reformar as escolas para que os operários da construção possam trabalhar novamente?"

Obama, candidato à reeleição em novembro de 2012, enfrenta uma taxa de desemprego de 9,1% nos Estados Unidos, longe de ter superado os efeitos da recessão de 2007-2009.

O plano para promover os empregos prevê o fim das isenções fiscais para os mais ricos, herdadas da administração do presidente republicano George W. Bush.

John Boehner disse hoje que Obama tem uma "visão diferente" da dos republicanos sobre como reativar a economia e gerar empregos, e estimou que não se deve impor "impostos permanentes" para pagar os "gastos temporários" com o plano de reativação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação