Economia

UE mantém previsão de crescimento da Eurozona e descarta recessão

Agência France-Presse
postado em 15/09/2011 09:51
Bruxelas - A Comissão Europeia confirmou nesta quinta-feira (15/9) a previsão de crescimento econômico para a Eurozona, de 1,6%, para este ano, apesar de uma redução nas estimativas para o segundo semestre, e descartou o risco de recessão.

O PIB da Eurozona crescerá 0,2% no terceiro trimestre e apenas %2b0,1% no quarto, segundo, segundo os dados divulgados pela agência europeia de estatísticas Eurostat, que cortou as projeções respectivamente em 0,2 e 0,3 ponto percentual.

O comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, descartou qualquer risco de recessão no bloco, apesar da desaceleração do crescimento.

[SAIBAMAIS]"Não prevemos uma recessão", disse Rehn em uma entrevista coletiva.

"Prevemos que o crescimento econômico pare, mas não uma recessão", acrescentou, antes de afirmar que a tendência deve ser similar na economia mundial.

"As perspectivas da economia europeia pioraram. A recuperação depois de uma crise financeira é lenta e repleta de obstáculos", comentou Rehn.

"Para retomar o crescimento é essencial garantir a estabilidade financeira e cumprir com os orçamentos de maneira duradoura".

"Ao mesmo tempo, as reformas estruturais continuam sendo mais importantes que nunca para acrescentar o potencial de crescimento do amanhã", concluiu o comissário finlandês.

Também nesta quinta-feira, a Eurostat anunciou que a inflação na zona do euro (17 dos 27 países da UE) foi de 2,5% em ritmo anual em agosto, mesmo nível de julho.

A meta do Banco Central Europeu (BCE) é de uma inflação de 2%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação