Economia

Quantidade de empresas em busca de crédito cresce 6,2% em agosto

postado em 15/09/2011 12:28
A quantidade de empresas que procuraram crédito em agosto cresceu 6,2% na passagem de julho para agosto, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com agosto do ano passado, houve elevação de 7,3%. No acumulado de janeiro a agosto, demanda foi 2,9% superior à de igual período de 2010.

Enquanto as micro e pequenas empresas tiveram crescimento na demanda por crédito (6,6%), as médias e grandes registraram queda de -1,8% e -0,9%, respectivamente. ;Vale notar que as médias empresas estão sendo afetadas mais intensamente pelo cenário internacional adverso e pelo câmbio valorizado, tendo em vista a maior concentração de empresas exportadoras nessa categoria de porte;, analisam os economistas da Serasa em nota.

Entre as regiões, as maiores altas na procura por crédito em agosto ocorreram na Norte (15,8%) e Centro-Oeste (10%).

No acumulado do ano, a Região Sul liderou a procura, com alta de 5,% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a Região Norte apresentou queda de 0,5% em relação aos primeiros oito meses de 2010.

O setor que teve maior demanda por crédito no mês foi o de serviços (7,4%), seguido pelo comércio (5,6%) e pela indústria (4,1%). Os economistas da Serasa atribuem o crescimento por parte do setor de serviços ao fato de que esse segmento foi menos impactado pela concorrência internacional e pela alta dos juros internos. No acumulado do ano, o setor de serviços registou alta de 5,9% ante o mesmo período de 2010. A demanda da indústria teve crescimento de 3,2% e a do comércio, de 0,7%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação