Economia

Relatório mostra que desemprego atinge 44 milhões e deve continuar elevado

postado em 15/09/2011 13:32
Paris - Os índices de desemprego devem permanecer em patamares elevados por muito tempo, afirmou o relatório sobre as perspectivas de emprego de 2011 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado nesta quinta-feira (15/9).

Em meados de 2011, o desemprego atingiu um pouco mais de 44 milhões de pessoas nos 34 países membros da OCDE, um nível que supera em mais de 13 milhões o nível anterior à crise.

A organização fez um apelo aos governos para que tomem providências específicas contra este problema.

"O desemprego continua elevado e as últimas projeções econômicas indicam que a criação de empregos deve continuar baixa no curto prazo", revelou o relatório da OCDE.

Após atingir seu pico devido à crise - 8,7% no fim de 2009, contra 5,7% início de 2008 -, as taxas de desemprego "diminuíram modestamente" e atingiram 8,2% em julho deste ano, mas mantêm-se elevadas.

"O risco da taxa de desemprego se instalar em um nível elevado por um período prolongado é agravado pelo forte aumento dos desempregos de longa duração", advertiu a Organização.

"Esta é a face humana da crise", ressaltou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, durante uma coletiva de imprensa. O secretário enxerga como os maiores problemas até o momento, o desemprego dos jovens e o desemprego de longa duração que "aumentam fortemente o risco da pobreza".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação