Economia

Autoridades monetárias anunciam socorro a bancos europeus

postado em 16/09/2011 07:49
As principais bolsas de valores do mundo tiveram um dia de alívio, na quinta-feira (16/9), depois que o Banco Central Europeu, com apoio das autoridades monetárias dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Suíça, anunciou que vai suprir de forma ilimitada, no último trimestre do ano, as necessidades de dólares do sistema bancário. A notícia animou os investidores e disseminou ganhos entre as principais mercados do globo. A Bolsa de São Paulo (BMF) obteve pequena elevação, de 0,17% e terminou o pregão aos 56.381 pontos. A maior alta do dia ficou em Frankfurt, onde o pregão subiu 3,15%.

A ação coordenada dos bancos centrais abafou uma série de indicadores ruins nos Estados Unidos, onde os pedidos de auxílio desemprego chegaram ao pior nível desde junho. O Departamento de Trabalho informou que as solicitações cresceram na semana de 4 a 10 de setembro, chegando a 428 mil, ante 417 mil na semana anterior. Os dados refletem o comportamento ruim do mercado de trabalho, que ficou estagnado em agosto, mantendo a taxa de desemprego em 9,1% da população ativa. A atividade manufatureira da região da Filadélfia, um dos principais indicadores de produção da economia, também decepcionou e voltou a baixar em setembro, ficando negativa em 17,5 pontos.

Alívio
Ainda assim, as bolsas norte-americanas fecharam em alta. O índice Dow Jones terminou o dia com incremento de 1,66%, o S 500 avançou 1,72% e a bolsa eletrônica Nasdaq obteve ganho de 1,34%. Do outro lado do Atlântico a Bolsa de Londres também teve um dia positivo e registrou evolução de 2,11%.

O mercado considerou que a ação dos bancos centrais será positiva para o sistema bancário europeu, que enfrenta dificuldades para ter acesso a financiamentos em dólares devido à exposição elevada às dívidas soberanas do bloco econômico. ;Pelo menos agora os temores foram reduzidos em parte da Europa;, avaliou Mace Blicksilver, analista da gestora de recursos Marblehead Asset Management, de Nova York. ;Com a Europa confortável com o que o BCE está fazendo, estamos confortáveis também;, disse o gestor de risco em ações do Timber Hill/Interactive Brokers Group, Steve Sosnick.


380 QUEBRARAM DESDE O LEHMAN BROTHERS
Mais de 380 bancos comerciais, abatidos pela crise financeira mundial, fecharam as portas nos Estados Unidos nos últimos três anos ; desde a quebra do Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008. Os dados são do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), órgão do governo norte-americano que atua como o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) brasileiro. Apesar de não terem causado grandes impactos na economia global, as demais instituições tiveram consequências regionais, uma vez que a maior parte da lista atuava nesse segmento. A falência de tantos bancos em três anos, porém, não chega a preocupar as autoridades. Isso porque o sistema bancário dos EUA tem é muito diferente do brasileiro. Enquanto temos 160 atuantes no segmento, naquele país são 6.500.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação