Agência France-Presse
postado em 16/09/2011 14:27
Breslávia - O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, pediu nesta sexta-feira (16/9) para que a zona do euro amplie o fundo de resgate europeu, informou à imprensa a ministra austríaca de Finanças, Maria Fekter, após os debates dos ministros europeus de Finanças em Breslávia, Polônia."Teremos de fato que disponibilizar mais dinheiro para estabilizar os setores financeiro e bancário e ao mesmo tempo aumentar a adoção do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF)", disse Fekter.
[SAIBAMAIS]
Ao mesmo tempo, Geithner recusou veementemente a ideia de impor um imposto sobre as transações financeiras, como foi proposto pelo ministro alemão de Finanças, Wolfgang Sch;uble.
A ideia do imposto seria taxar os fluxos de capital para dissuadir especuladores e gerar mais receitas públicas. O ministro alemão tentou convencer Geithner, mas sem sucesso, contou Fekter à imprensa.
Os responsáveis econômicos da zona do euro e da União Europeia estão reunidos na Polônia para tentar acelerar o processo de liberação das medidas já aprovadas na reunião europeia de 21 de julho.