Economia

Banco Central projeta inflação de 4,5% ao ano em dezembro de 2012

postado em 16/09/2011 18:32
São Paulo ; O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta sexta-feira (16/9) que a instituição trabalha para que o país chegue a dezembro de 2012 com a inflação por volta de 4,5% ao ano, centro da meta estipulada pelo governo.

De acordo com ele, nos próximos oito meses, até abril de 2012, a inflação deverá cair dois pontos percentuais. A inflação dos últimos doze meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou agosto a 7,23%.

;Tivemos três meses de inflação relativamente baixa: junho, julho e agosto. Ela está em seu pico em agosto e setembro, mas nos próximos oito meses, até abril do ano que vem, teremos uma redução da inflação em torno de 2 pontos de percentagem;, disse Tombini.

Para o presidente do BC, hoje o país está mais bem preparado para enfrentar a crise econômica internacional que em 2008. O momento, assinalou, é menos perigoso que há três anos, mas ainda assim delicado. ;Estamos longe dos tempos mais críticos, como no terceiro e no quarto trimestre de 2008. Mas certamente [este é] um momento delicado na conjuntura econômica internacional. Estamos vivendo agora os reflexos daquela crise, com o enfraquecimento de alguns países que sofreram aquele impacto inicial.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação