Agência France-Presse
postado em 19/09/2011 20:10
NOVA YORK - A Bolsa de Valores de Nova York terminou em queda nesta segunda-feira (19/9) recuando pela primeira vez em cinco sessões. Segundo especialistas de mercado, a baixa foi influenciada por uma onda de pessimismo nos mercados, que temem uma contaminação da crise da dívida Grécia em economias de maior relevância no continente.De acordo com dados definitivos, o índice Standard and Poor;s 500 fechou em baixa de 0,98%, aos 1.204 pontos. Já o Dow Jones, que engloba as 30 principais blue chips americanas, apresentou desvalorização de 0,94%, a 11.401 pontos. O termômetro da tecnologia, Nasdaq, apresentou queda de 0,36%, a 2.613 pontos. "Na semana passada houve um forte movimento de alta e uma queda hoje foi vista até como um movimento natural em virtude dos temores sobre a Grécia", disse o analista da Wedbush Morgan Securities, Michael James.
Wall Street abriu em forte baixa nesta sessão, mas reduziu suas perdas após o anúncio feito pelo ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, de que a teleconferência com seus credores (a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu) foi "produtiva e substancial" e que continuará na terça-feira à noite. "A reunião na Polônia, no entanto, até o momento não resolveu nada", disse o analista da Meeschaert Capital Markets, Gregori Volokhine.
No mercado obrigatório, cujo rendimento evolui em sentido contrário aos preços, o bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos recuou a 1,940%, contra 2,085% na sexta-feira. Já o bônus com vencimento para 30 anos recuou a 3,192%, contra 3,341% na véspera. Na América Latina, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) perdeu 0,19% e a do México recuou 0,30%.