Economia

Ajuda dos emergentes aos países da Zona do Euro deve ser limitada

postado em 20/09/2011 07:33
Nova York ; O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, considerou que os países da Zona do Euro não devem contar muito com os emergentes para ajudá-los a superar sua crise da dívida. ;Não há soluções milagrosas;, disse ele em uma entrevista publicada ontem pelo The Wall Street Journal . ;Ninguém virá com uma mala de dinheiro para resolver o problema;, acrescentou.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que os membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reunirão nesta semana em Washington para discutir como podem ajudar a Europa.

Problemas

Zoellick disse que a crise da dívida da Zona do Euro e a lenta recuperação dos Estados Unidos começam a pesar também sobre as economias emergentes. Se o crescimento destas nações ;cair muito, elas vão começar a ter problemas na concessão de crédito;, advertiu. ;Devem (também) começar a antecipar, em função do que ocorre na Europa, uma possível queda significativa da demanda e da confiança;, acrescentou.

Para o líder do Banco Mundial, ;a primeira coisa que os países emergentes devem fazer é manter o crescimento;. Ele pediu ainda que os emergentes cheguem a um acordo sobre a liberalização do intercâmbio comercial, concluindo a Rodada de Doha na Organização Mundial de Comércio (OMC), e invistam em infraestrutura. ;Também devem manter as reformas que estão realizando, já que apenas a austeridade não é suficiente;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação