Economia

Empresas apostam na produção de tablets de diversos modelos e preços

postado em 20/09/2011 07:36
Em menos de dois anos desde o lançamento do primeiro iPad, da Apple, os tablets caíram no gosto popular. Beneficiadas pelo pacote de incentivos aprovado pelo governo, que reduz o custo de produção dos aparelhos em até 30%, diversas companhias apostam alto nas vendas de fim de ano no Brasil, com modelos para todos os gostos e preços. A Positivo, por exemplo, anunciará hoje lançamento do primeiro tablet da marca. Por enquanto, a empresa faz mistério sobre o produto, mas a expectativa é que seja um dos mais baratos no mercado. Não à toa, os tablets ganharam, ao lado dos smartphones, a posição de carro-chefe entre os eletrônicos mais desejados pelos brasileiros.

Uma pesquisa da consultoria Teleco, para identificar consumidores interessados em adquirir um aparelho com acesso à internet 3G nos próximos seis meses, constatou que 51% dos entrevistados pretendem comprar um tablet. Eduardo Tude, presidente da Teleco, afirma que os recentes lançamentos de tablets a preços mais acessíveis, na faixa de R$ 400, serão os mais procurados até o Natal e terão papel de protagonistas na popularização desse tipo de aparelho no Brasil. No entender de Tude, os preços dos pacotes de dados também já deixaram de ser uma barreira. ;De maneira geral, as pessoas podem usar as conexões Wi-Fi, de casa ou do trabalho, sem gastos adicionais;, ponderou.

Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Motorola na América Latina, aposta que os tablets e smartphones serão os principais produtos no portfólio da Motorola para este fim de ano. O motivo está na soma de fatores como a queda no preço dos tablets e o lançamento de planos de banda larga móvel mais agressivos pelas operadoras. ;Desde a queda no preço do Xoom (tablet da Motorola), obtida graças ao repasse dos incentivos do governo, as vendas subiram 30%;, revelou Vidigal.

224 milhões de celulares
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados ontem mostram que o Brasil fechou agosto com mais de 224 milhões de acessos na telefonia celular, modens 3G e tablets. Só os terminais 3G totalizam quase 31,7 milhões de acessos. No acumulado do ano, foram 21 milhões de novas habilitações, um crescimento de 10,39% em comparação a igual período de 2010 . O Distrito Federal continua como a unidade da Federação com o maior número de celulares por habitante: 1,96.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação