Economia

Itália critica considerações políticas em decisão da S

Agência France-Presse
postado em 20/09/2011 09:06
Milão - O governo italiano denunciou nesta terça-feira (20/9) a decisão da agência Standard and Poor;s de rebaixar a nota da Itália, por considerar que se trata de uma avaliação "falseada por considerações políticas", uma acusação que foi rebatida pela S.

"As avaliações da S parecem estar ditadas mais pelos artigos dos jornais do que pela realidade, e parecem estar falseadas por considerações políticas", afirma o governo de Silvio Berlusconi em um comunicado.

A agência de classificação financeira Standard & Poor;s anunciou na segunda-feira o rebaixamento de um grau da nota da Itália, em consequência das frágeis perspectivas de crescimento, que devem complicar a redução do déficit e da dívida, e da fragilidade da maioria de Silvio Berlusconi.

A nota da dívida a longo prazo caiu de "A%2b" para "A" e a de curto prazo passou de "A-1%2b" para "A-1", com perspectiva negativa para ambas. A agência respondeu ao governo italiano afirmando que sua decisão era "apolítica".

Em um comunicado, a S afirma que sua avaliação é baseada "em análises independentes e detalhados das perspectivas econômicas e orçamentários da Itália".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação