Economia

Alemanha manterá auxílio ao Brasil na construção de Angra 3

Agência France-Presse
postado em 20/09/2011 18:10
BERLIM - A Alemanha quer apoiar o Brasil na construção de uma central nuclear, apesar de sua decisão de abandonar seus projetos atômicos, em reação à catástrofe de Fukushima, indicou o Financial Times Deutschland de quarta-feira.

Segundo o diário, a Alemanha decidiu prolongar seu contrato, cujo prazo expirava em julho, por uma garantia de 1,3 bilhão de euros para financiar a construção do reator de Angra 3.

A Alemanha, que no passado apoiou o Brasil no desenvolvimento da central de Angra 2, decidiu em março fechar imediatamente os oito mais antigos reatores, e anunciou que os outros nove serão fechados até o final de 2022, em reação à catástrofe de Fukushima. "O governo federal respeita a decisão do governo brasileiro de desenvolver a energia atômica", indicou uma fonte do governo alemão ao jornal econômico.

Ela ressaltou, no entanto, que a Alemanha deseja que o projeto do reator de Angra 3 leve em consideração as lições da tragédia japonesa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação