Economia

Contratos futuros de petróleo encerram com ganhos em Londres e em NY

Agência France-Presse
postado em 20/09/2011 19:00
NOVA YORK - Os preços dos contratos futuros de petróleo encerraram a terça-feira em alta, em um mercado convencido de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciará medidas de incentivo à retomada do crescimento e, com isso, estimulará o investimento em matérias-primas.

O barril de "light sweet crude" para entrega em outubro terminou o dia em alta de 1,19 dólares, cotado a 86,89 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex). Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro terminou com ganho de 1,4 dólar, a 110,54 dólares no Intercontinental Exchange. "Houve uma mudança repentina de humor em relação a ontem", disse Matt Smith, da Summit Energy.

"Há muitas expectativas com relação aos anúncios do Fed - que devem ser feitos na quarta-feira - e por isso as matérias-primas estão em alta", afirmou.

De acordo com os especialistas, os investidores têm apostado numa operação "Twist", que é uma estratégia adotada desde 1961 e que consiste em baixar as taxas de juros no longo prazo com o intuito de estimular os investimentos, sem ter que injetar dinheiro propriamente. "Este tipo de medida costuma ter um impacto imediato sobre os preços, desvalorizando o dólar e aumentando a demanda dos mercados emergentes", disse o analista da PFG Best Research, Phil Flynn.

Os mercados petroleiros estiveram sustentados também pelo bom desempenho dos mercados acionários, que terminaram em alta na Europa e evoluíam para um fechamento no azul em Nova York. Os investidores ignoraram nesta sessão o rebaixamento da nota da dívida italiana pela agência Standard and Poor;s.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação