Economia

Portugal revê previsões de crescimento para 2011 e 2012

Agência France-Presse
postado em 24/09/2011 20:23
LISBOA - O governo português revisou suas previsões de crescimento para 2011 e 2012, antevendo uma contração menor do PIB para este ano (de 2,2% para 1,8%) e um recuo maior no ano que vem (de 1,8% para 2,3%), em entrevista concedida em Nova York à agência Dow Jones Newswires.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, declarou ao serviço de notícias que a revisão positiva para este ano se deveu a um desempenho melhor da economia doméstica, mas explicou que a nova estimativa para 2012 se baseia em uma perspectiva de piora do cenário econômico global.

Assim, segundo as novas previsões, a economia portuguesa sofrerá contração de 1,8% em 2011, uma cifra melhor do que a estimativa anterior, que era de retração de 2,2%. Para 2012, o recuo esperado é de 2,3%, uma cifra pior do que a anunciada anteriormente, de 1,8%.

O premier disse esperar um retorno do crescimento em 2013, a uma taxa de 1,2%.

Em abril deste ano, Portugal se tornou o terceiro país da zona do euro, depois da Grécia e da Irlanda, a pedir a ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional para fazer frente à sua dívida.

Passos Coelho prometeu se manter firme nas reformas exigidas por seus credores. Portugal já passou por uma série de medidas, que resultaram na elevação dos preços dos transportes, das tarifas de gás e luz e cortes no funcionalismo público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação