Economia

Missão de ajuda à Grécia retornará a Atenas até quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 27/09/2011 11:51
Bruxelas - A missão de ajuda ao fornecimento de fundos à Grécia (Troika), composta por União Europeia (UE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE), retornará a Atenas até quinta-feira, disse nesta terça-feira (27/9) Jean-Claude Juncker, chefe dos ministros de Finanças da Eurozona, em uma audição ante o Parlamento europeu.

A missão da Troika tem como objetivo supervisionar os avanços do programa de ajuste e privatizações aos quais a Grécia se comprometeu como parte do acordo para que o país receba ajuda internacional.

Nesta terça-feira, o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, afirmou que o país receberá em outubro a sexta parcela do empréstimo internacional aprovado em maio de 2010.

"É ridículo dizer que a Grécia ou outro país da Europa vai suspender pagamentos", afirmou o ministro ao retornar de Washington, onde participou nas reuniões do FMI e do G20.

O ministro completou que a sexta parcela do empréstimo, de oito bilhões de euros, "será entregue a tempo, no decorrer de outubro". A Grécia e o trio de credores (FMI, UE, BCE) chegaram a um acordo para o orçamento de 2011 e 2012, garantiu Venizelos.

"Ainda precisamos nos entender sobre 2013 e 2014" disse, antes de afirmar que representantes do trio devem viajar a Atenas ainda esta semana.

A Grécia precisa de forma vital da liberação dos oito bilhões de euros para evitar uma suspensão de pagamentos de sua enorme dívida, que supera 350 bilhões de euros (mais de 150% do PIB), um problema "que assusta o mundo", segundo o presidente americano Barack Obama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação