Economia

Ocupação israelense asfixia crescimento econômico palestino

Agência France-Presse
postado em 29/09/2011 09:02
Ramallah - A ocupação israelense custou à economia palestina 6,89 bilhões de dólares em 2010, o equivalente a quase metade do crescimento dos territórios palestinos, segundo um relatório publicado nesta quinta-feira.

"O conjunto dos custos impostos pela economia israelense à palestina foi de 6,89 bilhões de dólares em 2010, surpreendentes 84,9% do PIB total palestino", afirma o relatório do ministério da Economia palestino e de um instituto de pesquisas econômicas de Jerusalém.

"Em outras palavras, se os palestinos não estivessem submetidos à ocupação israelense, o tamanho de sua economia teria praticamente dobrado", ressalta o documento. O relatório atribui a asfixia sobretudo ao bloqueio da Faixa de Gaza, às restrições de água e à falta de acesso aos recursos naturais como o Mar Morto e as pedreiras.

Segundo o Banco Mundial (Bird), o crescimento palestino progrediu regularmente em 2009/2010 e deve alcançar 9% em 2011, mas as previsões foram revisadas para baixo, a 7%. O crescimento é possível mais pelos recursos da comunidade internacional que pelo setor privado, destacou o Bird.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação