Deputados e senadores da bancada do Distrito Federal no Congresso concordaram, nesta quinta-feira (29/09) em chamar o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para prestar esclarecimentos sobre as notícias de esvaziamento do Banco do Banco do Brasil, em Brasília. Além disso, eles irão pedir uma audiência com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para questioná-la sobre a posição do governo em relação às notícias veiculadas nos últimos dias.
[SAIBAMAIS]A bancada considerou inaceitável que exista alguma ingerência do governo no banco, supostamente para fortalecer o Partido dos Trabalhadores nas eleições em São Paulo. Os parlamentares manifestaram ainda preocupação com o fato de que práticas semelhantes estejam sendo adotadas na Caixa Econômica Federal (CEF).
;Eu conversei com cinco pessoas do Banco do Brasil e todas elas, sem exceção, confirmaram que de fato está havendo a transferência de diretorias para São Paulo;, declarou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional.
Após a reunião, os parlamentares divulgaram uma nota de repúdio ao esvaziamento do Banco do Brasil em Brasília e a transferência de várias diretorias e de centros de serviços para São Paulo. Na nota, eles enumeram as decisões tomadas pela bancada do DF, entre elas, chamar o presidente do BB para prestar esclarecimentos.
Confira a íntegra da nota
Nós, deputados federais e senadores do DF, nos reunimos na tarde desta quinta-feira (29) para discutir as notícias e informações sobre o esvaziamento do Banco do Brasil em Brasília e a transferência de várias diretorias e de centros de serviços para São Paulo. Registramos o nosso repúdio a esse movimento e a nossa exigência em reverter essa situação, que provocaria grandes prejuízos econômicos ao DF, com impactos financeiros, políticos e sociais.
Durante a reunião, tomamos três decisões:
1. Solicitar imediatamente uma audiência com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar do assunto;
2. Apresentar requerimento de informações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, solicitando os dados detalhados sobre essa movimentação no Banco do Brasil, assim como seus impactos e motivações;
3. Solicitar o comparecimento do presidente do Banco do Brasil para que seja ouvido sobre o tema no Congresso Nacional.
Brasília, 29 de setembro de 2011.
BANCADA DO DF NO CONGRESSO NACIONAL
Senador Rodrigo Rollemberg (PSB); Senador Cristovam Buarque (PDT); Senador Gim Argello (PTB); Deputado federal Augusto Carvalho (PPS); Deputada federal Erika Kokay (PT); Deputado federal Izalci Lucas (PR); Deputada federal Jaqueline Roriz (PMN); Deputado federal José Antônio Reguffe (PDT); Deputado federal Luiz Pitiman (PMDB); Deputado federal Roberto Policarpo (PT); Deputado federal Ronaldo Fonseca (PR)