Economia

Estados Unidos envia ao Congresso acordos de livre-comércio

Agência France-Presse
postado em 03/10/2011 17:57
Washington - O presidente americano, Barack Obama, mandou ao Congresso os textos dos três acordos de livre comércio pendentes com Colômbia, Panamá e Coreia do Sul, informou nesta segunda-feira (3/10) a Casa Branca.

"Esta série de acordos de livre comércio que entrego ao Congresso hoje (segunda-feira) tornará mais fácil para as companhias americanas vender seus produtos para a Coreia do Sul, Colômbia e Panamá e representarão um grande impulso para nossas exportações", disse o comunicado da Casa Branca.

Os TLC foram assinados durante a presidência anterior, de George W. Bush, e sua aprovação depende de um voto positivo do Congresso a um programa de ajuda a trabalhadores americanos afetados pelo livre-comércio. Conhecido como TAA (sigla em inglês), esse programa será aprovado paralelamente aos TLCs, segundo fontes do gabinete do líder republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner, citadas pelo The Wall Street Journal.

Esses três TLCs podem vir a representar um aumento do comércio entre os Estados Unidos e os países envolvidos de mais de 12 bilhões de dólares anuais.

O TLC com a Colômbia foi assinado em 2006, e os com Panamá e Coreia do Sul, no ano seguinte. Os problemas de violência contra sindicalistas na Colômbia, transparência fiscal no Panamá, e o acesso ao mercado sul-coreano mantiveram os tratados bloqueados por anos.

Os democratas, que passaram a dominar o Congresso em 2006 e contam com uma forte base de apoio entre os setores sindicais americanos contrários a esse tipo de pacto, exigiam do presidente Bush mudanças nos textos assinados, e progressos entre os países envolvidos em matéria de proteção trabalhista e ambiental.

Com a chegada ao poder de Obama, em 2008, os tratados continuaram bloqueados, e somou-se a isso a disputa política com os republicanos motivada pelo impacto do livre-comércio em um mercado de trabalho atingido pela recessão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação