Economia

Microsoft firma acordo para qualificação de profissionais de TI

postado em 03/10/2011 19:52
A Microsoft e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) firmaram, nesta segunda-feira (3/10), um acordo para qualificação de mão de obra na área de tecnologia da informação (TI). A companhia norte-americana se comprometeu a doar licenças de softwares para formação profissional no âmbito do Projovem Trabalhador e do Plano Nacional de Qualificação (PNQ). A parceria terá vigência de 24 meses, com a possibilidade de ser prorrogada. O objetivo é ajudar a suprir as cerca de 300 mil vagas no setor que devem ser criadas no Brasil ao longo dos próximos dois anos.

Após assinar o acordo, o vice-presidente para Assuntos Jurídicos e Coorporativos da Microsoft, Brad Smith, destacou que o grande desafio para as grandes empresas que querem investir no Brasil é a dificuldade para encontrar mão de obra qualificada em tecnologia. ;Se você olhar para isso e para o crescimento econômico que acompanhará eventos como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, está muito claro que é preciso mais gente qualificada em TI;, disse o executivo. ;Não basta gerar empregos, é preciso capacitar. E a questão da informática está relacionada a isso;, ponderou o secretário-executivo do MTE, Paulo Pinto.

A parceria também prevê a disponibilização de 80 horas de cursos presenciais baseados nas tecnologias Microsoft. Smith explicou que o acordo prevê três linhas de atuação: permitir acesso à tecnologia por meio da doação de licenças, criar um ambiente favorável à inovação e investimentos por meio da qualificação de mão de obra, e intermediar a ligação entre os estudos e o mercado de trabalho para os participantes do projeto. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação