Economia

Compannia aérea chilena PAL recorre contra fusão LAN-TAM

Agência France-Presse
postado em 03/10/2011 20:34
A companhia aérea chilena PAL apresentou nesta segunda-feira (3/10) um recurso à Suprema Corte do Chile contra a decisão de um tribunal antimonopólio que aprovou em setembro passado a fusão entre a local LAN e a brasileira TAM.

Em comunicado divulgado na imprensa chilena, a PAL afirma que a decisão do Tribunal de Livre Concorrência do Chile (TDLC) "não resguarda os princípios de livre competição e prejudica os consumidores".

Segundo a PAL, as medidas impostas pelo TDLC não evitarão o monopólio decorrente da fusão entre TAM e LAN nos destinos que já dominam e também em outras rotas. "As fusões com estas características historicamente têm prejudicado a concorrência e, finalmente, o consumidor, pois criam concentrações econômicas que prejudicam o bem-estar de todos os atores do mercado", destaca a PAL.

Em dezembro passado, a PAL sofreu um revés judicial com a decisão do Tribunal Constitucional do Chile de rejeitar uma ação da empresa contra a fusão LAN-TAM e seus reflexos nas rotas entre Chile e Brasil.

TAM e LAN estimam que após a decisão do TDLC e a ratificação do acordo por parte do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) brasileiro, a fusão poderá ocorrer no primeiro trimestre de 2012.

A fusão, anunciada em agosto de 2010, criará a LATAM Airlines, a maior companhia aérea da América Latina, com valor estimado em 14,500 bilhões de dólares e 6% do transporte aéreo mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação