Economia

Servidores e Correios fecham acordo para retornar ao trabalho na quinta

postado em 04/10/2011 17:56
Os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em greve desde o dia 14 de setembro, decidiram retornar ao trabalho nesta quinta-feira (6/10). A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), aceitou a proposta feita durante uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que pede o retorno às atividades provisoriamente até o domingo (9/10).

[SAIBAMAIS]Caso a categoria não aceite o acordo, o processo será decidido em julgamento de dissídio coletivo e os sindicalistas podem retornar a greve na próxima semana. Para por fim definitivamente à paralisação, o acordo deve ser aceito por 18 dos 35 sindicatos que compõem a Fentect. Se aprovado, ele será oficializado segunda-feira (10/10).

Os sindicalistas concordaram em ter seis dias de trabalho descontados a partir de janeiro, sendo meio dia por mês, num total de 12 parcelas. O desconto dos dias parados era o principal entrave para um acordo entre as partes.

A proposta prevê ainda pagamento de aumento real de R$ 80 retroativo a 1; de outubro. E o reajuste de 6,87% nos salários e benefícios a partir de 1; agosto. Os servidores também aceitaram trabalhar durante finais de semana e feriados para colocar em dia as entregas atrasadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação