Economia

Após assembleia, trabalhadores dos Correios decidem continuar em greve

postado em 05/10/2011 20:04
Os funcionários dos Correios decidiram em assembleia, realizada na manhã desta quarta-feira (5/10), continuar paralisados. A greve completa 22 dias. Os carteiros de Brasília rejeitaram o acordo fechado nesta terça-feira (4/10) entre a Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a direção da estatal, na audiência de conciliação realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Após a quebra do acordo, o TST decidiu encaminhar o processo ao Ministério Público do Trabalho para que dê seu parecer sobre a decisão dos servidores continuarem em greve. Foi o que disse o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, depois que confirmou-se que a maioria dos sindicatos da categoria no país rejeitou a proposta de conciliação fechada ontem com a intermediação do tribunal.

"Se não houve aprovação da proposta de conciliação, o passo seguinte é o encaminhamento do processo ao Ministério Público do Trabalho para emissão de um parecer para, em seguida, o sorteio de um relator e o julgamento, que poderá ocorrer na próxima semana", informou.

A proposta de consenso havia sido fechada após reunião entre diretores dos Correios e os trabalhadores, em audiência de conciliação realizada no TST. No entanto, o acordo precisava ser aprovado por 18 dos 35 sindicatos da categoria no país. A proposta foi negada por 20 sindicatos e a greve, que já dura 22 dias, foi mantida. Cerca de 147 milhões de correspondências estão em atraso no país, segundo os Correios.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação