Economia

Bancos espanhóis vão assumir perdas ligadas a sua reestruturação

Agência France-Presse
postado em 06/10/2011 09:59
Madri - Os bancos espanhóis deverão assumir as eventuais perdas ligadas a sua reestruturação, afirmou nesta quinta-feira (6/10) em uma coletiva de imprensa a ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, ressaltando que elas não devem ser assumidas pelo Estado, nem pelos contribuintes.

A ministra anunciou uma reforma destinada a fazer com que sejam os bancos do país, e não as finanças públicas, os que devem pagar o custo da reestruturação do setor bancário.

"A intenção do Governo é que as perdas futuras que possam surgir no processo de recapitalização do setor financeiro não sejam transferidas aos contribuintes, nem aumentem o déficit público", explicou Salgado.

Com a reforma anunciada, "seja qual for o resultado deste desinvestimento, se ocorrerem perdas elas serão assumidas pelo próprio setor financeiro", afirmou.

O governo espanhol criará para isso um novo fundo de garantia de depósitos, que unirá os três existentes e será financiado pelos bancos, para proteger os depositantes diante de possíveis perdas dos bancos. "O governo decidiu que o novo fundo de garantia de depósitos fornecerá a partir de agora uma garantia (...) pelas perdas líquidas potenciais que possam ocorrer no processo de reestruturação do sistema financeiro", acrescentou Salgado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação