Agência France-Presse
postado em 07/10/2011 16:19
Paris - A agência de classificação de risco, Fitch Ratings, reduziu nesta sexta-feira (7/10) a nota da Itália para A%2b, devido ao agravamento da crise da dívida na zona euro, e não exclui a possibilidade de reduzi-la novamente caso o país não cumpra seus objetivos de déficit.A nota do país passou para "A%2b", de "AA-", com perspectiva "negativa", o que implica que a agência poderia rebaixá-la de novo a médio prazo, segundo um comunicado da agência.
A Fitch era a última das três grandes agências de classificação creditícia internacional que não havia revisado para baixo recentemente a nota da Itália. A Moody;s, uma de suas competidoras, a rebaixou a "A2" (três níveis de uma só vez) e Standard and Poor;s a "A".
Apesar da decisão de sexta-feira, a Fitch segue classificando de maneira um pouco melhor a nota soberana da Itália que seus competidoras. Em seu comunicado, a Fitch embasa a redução no "alto nível da dívida pública e as necessidades de financiamento orçamentário", junto com o débil nível de crescimento potencial.