Economia

Receita Federal libera praticamente todas as restituições do IR 2011

postado em 09/10/2011 17:24
A Receita Federal praticamente liberou todas as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 dos contribuintes que enviaram o documento dentro do prazo. Nos próximos lotes, com raras exceções, estarão apenas as declarações das pessoas que deixaram a entrega para os dois últimos dias. Para os contribuintes que fizeram ou ainda vão fazer a retificação, a previsão é que eles sejam incluídos no último lote, a ser liberado em dezembro, informou o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

;Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda é importante que vá à página da Receita Federal na internet e verifique o extrato para ver se não existem pendências. A Receita, para aqueles que entregaram no prazo, já pagou com este lote [o que será restituído este mês] a quase todos;, disse. Adir aconselha que, em caso de pendência, seja feita, o quanto antes, uma declaração retificadora.

Nesta segunda-feira (10/10), a Receita libera, às 9 h, a consulta ao 5; lote, que virá acompanhado de lotes residuais de declaração retidas em malha nos exercícios 2010, 2009 e 2008. Ao todo, 2.690.743 contribuintes terão direito à restituição neste lote multiexercício, totalizando R$ 2,5 bilhões. Valor igual para um lote multiexercício já havia sido liberado em dezembro de 2009. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146.

Individualmente, o 5; lote, disponível na segunda-feira, será o maior já liberado, com R$ 2,448 bilhões. Terão direito à restituição 2.656.556 contribuintes. O dinheiro teve correção em 5,93 % e assim como os demais lotes estará no banco no dia 17, já que 15 cai no sábado. Quanto ao lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 24.665 contribuintes, com correção de 16,08 %.

Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 6.491 contribuintes, com correção de 24,54 %. Do lote de 2008, serão creditadas restituições para um total de 3.031 contribuintes, com correção de 36,61 %.

Não há chance de liberação de um superlote até o final do ano, segundo Joaquim Adir. Ele garante que faltam poucas restituições. ;Não há muita coisa. Tem, claro, aqueles que já retificaram e ficaram para o final e vão receber no último lote, que será no mesmo patamar dos que estão sendo liberados. Não haverá um superlote, mas quem retificou ficará para o último lote;, destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação