Economia

Obama apoia estratégia franco-alemã contra crise da Zona Euro

Agência France-Presse
postado em 10/10/2011 17:11
Paris - O presidente americano, Barack Obama, ligou nesta segunda-feira (10/10) para Nicolas Sarkozy para conversar sobre a crise da dívida na Zona Euro e ofereceu "seu pleno apoio à estratégia definida" por França e Alemanha para solucioná-la, indicou o Eliseu em um comunicado.

Durante a conversa por telefone, Sarkozy "expôs os resultados de seu encontro em Berlim no dia 9 de outubro com a chanceler alemã, Angela Merkel", e "afirmou que França e Alemanha decidiram dar uma solução global e sustentável às dificuldades na Zona Euro antes da cúpula do G20 em Cannes", no dias 3 e 4 de novembro.

Obama "concedeu seu pleno apoio à estratégia definida por França e Alemanha para alcançar uma solução global que permita restabelecer a estabilidade financeira na Zona Euro", acrescentou o comunicado. Ambos "decidiram permanecer em contato durante as próximas semanas com a perspectiva da cúpula do G20 em Cannes", no sudeste da França, conclui o texto.

No domingo, ao término de uma reunião em Berlim, Merkel e Sarkozy prometeram propostas "rápidas" para solucionar a crise da Zona Euro, mas não entraram em detalhes. Sarkozy anunciou durante uma entrevista coletiva à imprensa conjunta "respostas sustentáveis, globais e rápidas antes do final do mês", para que "a Europa chegue ao G20 unida e com os problemas resolvidos".

A França preside em 2011 o G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes. Obama exigiu um plano de ação europeu para a cúpula do G20.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação