Economia

Déficit orçamentário da Grécia aumenta em setembro

Agência France-Presse
postado em 12/10/2011 14:37
ATENAS - O déficit orçamentário da Grécia aumentou até setembro 19,1 bilhões de euros, 15% a mais do que no mesmo período de 2010, apesar das medidas de austeridade adotadas, informou nesta quarta-feira o Ministério das Finanças.

A receita --34,9 bilhões de euros nos primeiros nove meses de 2011 caiu 4,2% em relação ao mesmo período de 2010, enquanto os gastos aumentaram 7%, a 52,488 bilhões, segundo um comunicado do ministério.

Este aumento foi antecipado pelo governo, que revisou para cima sua meta de déficit público a 8,5% do PIB, contra 7,4% previstos anteriormente (10,5% em 2010), e pelos credores do país, pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que impuseram em setembro um fortalecimento das medidas de austeridade, sobretudo, por meio de novos impostos e cortes no setor público.

O ministério culpa a recessão pela baixa receita. A previsão é de que o PIB grego caia 5,5%. O aumento dos gastos se deve, segundo o comunicado, ao peso crescente do serviço da dívida, mas também às consequências da austeridade, que acarreta o financiamento crescente dos fundos de pensões e o aumento dos pagamentos de seguro-desemprego.

Depois da revisão para cima de sua meta para 2011, a Grécia espera um déficit orçamentário de 22,5 bilhões de euros, indica o texto.

O ministério adverte para a distinção entre este índice, cuja evolução é divulgada agora todos os meses, e o resultado do déficit público, levado em consideração nas avaliações internacionais do país, sobretudo pela UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação