Economia

Alemanha prevê forte desaceleração da economia no próximo ano

Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 09:09
Berlim - A economia da Alemanha sofrerá uma uma forte desaceleração em 2012, segundo as previsões dos principais institutos de estudos da conjuntura da maior economia europeia, que acusará o impacto da crise financeira em todo o continente.

O Produto Interno Bruto (PIB) germânico aumentará apenas 0,8% em 2012, após um avanço de 2,9% este ano. A projeção de 2012 está muito abaixo das estimativas de abril, tanto dos institutos (%2b2%) como do governo (%2b1,8%). O governo, que deve divulgar as novas estimativas na próxima semana, já antecipou uma revisão dos dados.

Já o déficit público alemão continuará em queda, de 0,9% do PIB este ano a 0,6% em 2012, graças aos esforços de controle de gastos e à sólida arrecadação fiscal, completam os estudos, que servem de base para as previsões oficiais.

A Alemanha superou com ímpeto a recessão de 2009 graças ao vigor de suas exportações, mas, segundo os economistas, dificilmente poderá evitar os efeitos da crise financeira na União Europeia (UE), que está se transformando em crise do setor bancário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação