Economia

Recursos do FMI e UE são suficientes para crise da dívida, diz Geithner

Agência France-Presse
postado em 14/10/2011 12:36
Washington - O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, disse nesta sexta-feira (14/10) que os recursos financeiros atuais do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia são suficientes para enfrentar a crise da dívida na Eurozona.

Geithner declarou à rede financeira CNBC de Paris, onde os ministros das Finanças do Grupo dos 20 países industrializados e emergentes se reúnem, que não é necessário aumentar os recursos do FMI para ajudar a Europa a superar a crise da dívida soberana e restabelecer a confiança dos mercados na moeda única da região.

"Do modo como vemos o mundo hoje, o FMI tem muitos recursos financeiros disponíveis e não comprometidos", afirmou.

"Evidentemente, a Europa em seu conjunto tem recursos disponíveis para enfrentar os problemas financeiros. Os problemas que enfrentam na Europa são complicados de resolver, mas claramente dentro dos recursos que a Europa tem", acrescentou.

Mais cedo, o ministro das Finanças sul-africano, Pravin Gordhan, advertiu que os recursos do FMI e da UE podem ser "inadequados" se a crise da dívida continuar se estendendo.

Gordhan lembrou que os membros do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) "indicaram que poderiam ajudar as instituições internacionais se elas assim o pedissem".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação