Economia

Bancários rejeitam reajuste de 8,4% e negociações são retomadas

postado em 14/10/2011 16:07
Fernanda Penna Borges

Os sindicatos dos bancários e representantes dos bancos voltaram a se reunir na manhã desta sexta-feira (14/10) em São Paulo para tentar acabar com a greve que completa hoje 19 dias e, que, mantém mais de 9 mil agências bancárias fechadas em todo o país. Ontem, o Comando Nacional dos Bancários voltou a rejeitar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de 8,4% de reajuste salarial. Em setembro, a federação havia oferecido 4% aos trabalhadores.

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento dos clientes e inclusão bancária sem precarização, dentre outros itens.

Contas
Os bancos orientam os clientes a procurar as redes de autoatendimento para fazer pagamentos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que estão à disposição da população 179 mil canais para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking (operações por meio de celulares). Além disso, há mais de 165 mil correspondentes não bancários, como casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Os bancos oferecem também os serviços de débito automático para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo). Para localizar agências de qualquer banco em qualquer cidade, a Febraban oferece serviço de busca em seu site .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação