Economia

FMI está preparado para socorrer países atingidos pela crise, avisa Lagarde

postado em 17/10/2011 08:58
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta segunda-feira (17/10) que a instituição está adaptada às necessidades causadas pela crise econômica mundial. Segundo ela, o FMI se prepara para socorrer os países atingidos pelos impactos da crise. O assunto foi tema de reunião, há três dias, em Paris, dos ministros da Fazenda dos países que integram o G20 (as 20 maiores economias do mundo).

No encontro, os ministros se comprometeram a colaborar para que o FMI tenha condições de aumentar seus recursos e ajudar os países. Mas o governo dos Estados Unidos se opôs a essa alternativa, pois alega que os recursos atuais são suficientes. Lagarde, porém, evitou detalhar a questão dos recursos.

;Não tenho qualquer número na cabeça. O princípio é o da adequação entre os recursos do fundo [FMI] e as necessidades. Estamos hoje em situação de adequação [dos recursos];, disse Lagarde. ;O que é indispensável é que os recursos do FMI sejam adequados para fazer frente às necessidades dos seus membros, em função das circunstâncias econômicas;, acrescentou.

Na semana passada, Lagarde alertou para os perigos de um agravamento da crise, que pode contaminar os países emergentes. ;A situação econômica não melhorou desde a reunião do G20 há três semanas, em Washington, com perspetivas de risco e sombrias;, disse ela no último dia 15.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação