Economia

China anuncia desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto

Agência France-Presse
postado em 18/10/2011 08:46
Pequim - O ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China no terceiro trimestre caiu a 9,1% em ritmo anual, em um contexto internacional menos favorável, informou o governo chinês, que continua enfrentando uma inflação alta.

O crescimento da segunda economia mundial, que foi de 10,4% em 2010, foi de 9,7% em ritmo anual no primeiro trimestre e de 9,5% no segundo, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas. Para lutar contra a inflação, que alcançou 6,1% em setembro, depois de chegar a 6,5% em julho, o governo restringiu o crédito e elevou as taxas de juros.

Além disso, os exportadores chineses começam a sofrer com a crise das dívidas soberanas na Europa, sua primeira fonte de recursos, uma situação econômica difícil nos Estados Unidos, salários em alta e um yuan que registrou valorização de 7% em um ano na comparação com o dólar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação