Economia

Agências Moody's rebaixa nota da dívida espanhola em dois degraus

Agência France-Presse
postado em 18/10/2011 21:57
WASHINGTON - A agência de classificação de risco Moody;s rebaixou nesta terça-feira a nota da dívida espanhola em dois degraus, de Aa2 para A1, afirmando que o país é "vulnerável às tensões nos mercados", e que não surgiu uma solução "confiável" para a crise na Europa.

Os títulos do Estado espanhol de longo prazo recebem agora a nota A1 por parte da agência de classificação, com a qual o país europeu perde seu status de emissor de alta qualidade para ficar no nível dos emissores sólidos, mas suscetíveis a mudanças de conjuntura econômica. A1 é a quinta melhor nota na escala da Moody;s.

A agência justificou sua decisão afirmando que considera que "a Espanha continua vulnerável a tensões nos mercados", seu crescimento econômico alcançará no máximo 1% em 2012 (e não 1,8% como a Moody;s estimava até agora), e isso "tornará ainda mais difícil alcançar as ambiciosas metas orçamentárias" do país.

A Moody;s advertiu que o estresse será maior para a Espanha em razão do lento crescimento, que tornará os cortes orçamentários ainda mais dolorosos para o governo que surgir nas eleições gerais de 20 de novembro. "Desde que colocamos as notas sob revisão, em julho de 2011, nenhuma solução confiável para a atual crise da dívida soberana surgiu, e levará tempo para que a confiança na coesão política da Zona Euro e as perspectivas de crescimento sejam plenamente reestruturadas", afirmou a agência.

A Moody;s recordou que sua decisão de baixar a nota de Madri se segue à sanção à Itália, que caiu três degraus a "A2" no início do mês, e à ameaça de 7 de outubro de reduzir a nota da Bélgica ("Aa1").

A agência manteve a "perspectiva negativa" para a Espanha, o que "reflete os riscos sobre o país de um eventual agravamento da crise da zona do euro". Segundo a Moody;s, a Espanha já não é um emissor de alta qualidade porque o país está exposto a um "possível contágio" de choques externos e de suas próprias "fragilidades internas".

A agência avalia que a força da economia espanhola a longo prazo "já não é muito elevada, apenas média, diante de um reequilíbrio econômico que se anuncia longo". A Espanha emitiu hoje 4,602 bilhões de euros em bônus a 12 e 18 meses, e mantém taxas estáveis em relação às últimas emissões, apesar da queda de sua nota.

A Moody;s se mostrou hoje mais dura com a Espanha que a Standard and Poor;s e Fitch, que reduziram a nota do país europeu para AA- (quarta melhor nota) nos últimos 15 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação