Economia

Capacidade de intervenção do fundo de resgate europeu será de 1 a 2 tri

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 13:28
Bruxelas - A capacidade de intervenção do fundo de resgate europeu (FEEF) para os países em dificuldades será elevada para entre um e dois trilhões de euros, um assunto que será debatido na cúpula europeia de domingo em Bruxelas, indicou nesta quarta-feira (19/10) uma fonte diplomática.

"Há negociações para aumentar a capacidade de intervenção do FEEF (Fundo Europeu de Estabilidade Financeira). O montante será de 1 a 2 trilhões de euros (1,38 e 2,76 trilhões de dólares)", indicou esta fonte.

Os líderes europeus preveem maximizar o FEEF com o objetivo de contar com o capital necessário caso tenha que sair ao resgate de Itália e Espanha, terceira e quarta economias europeias.

Na reunião de domingo, os líderes europeus tentarão entrar em um acordo sobre a recapitalização dos bancos europeus, sobre a dotação de mais capital ao fundo de resgate europeu e o alcance de um eventual default da Grécia.

A cúpula será precedida de uma reunião dos 17 ministros das Finanças da Eurozona na sexta-feira e dos 27 da UE no sábado. A ideia é chegar com uma "resposta contundente" à cúpula dos países industrializados e emergentes do G20 nos dias 3 e 4 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação