Economia

Alemanha reduz projeção de crescimento do PIB para 1% para o próximo ano

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 15:46
Berlim - O governo alemão reduziu nesta quinta-feira (20/10) sua previsão de crescimento do PIB para 2012 de 1,8% para 1%, devido à desaceleração da economia, indicaram fontes próximas ao governo.

Para este ano, a previsão foi ligeiramente elevada para 2,9%, contra a previsão anterior de 2,6%, feita em abril, segundo as mesmas fontes. O ano de 2011 se iniciou bem, mas o ritmo reduziu nos meses seguintes, em especial durante o verão.

O crescimento deve experimentar uma desaceleração durante os meses de inverno: os principais institutos de conjuntura do país em seu relatório bienal publicado na semana passada prevêem um retrocesso do PIB no primeiro trimestre de 2012. A atividade será retomará modestamente no curso do ano 2012.

A economia alemã, muito exportadora, experimentou nos últimos meses os efeitos da conjuntura mundial, afetada pela crise da dívida na zona do euro e também nos Estados Unidos.

Cerca de 60% das exportações alemãs são dirigidas aos sócios europeus, e este setor não contribuirá com o crescimento no próximo ano. Mas segundo a economista do ING, Carsten Brzeski, as "empresas alemãs têm muito trabalho pela frente para cumprir todos as encomendas, e estão mais preparadas para enfrentar uma crise do tipo Lehman".

[SAIBAMAIS]A recessão de 2008, depois da quebra o banco americano Lehman Brothers, ocorreu durante a fase de crescimento da indústria alemã. O futuro para a primeira economia europeia dependerá da saída da crise do euro, afirmou o ministro das Finanças alemã.

Os líderes europeus prometeram soluções para as próximas semanas, mas as propostas até o momento não bastaram para controlar a crise. "A conjuntura alemã será mais afetada do que previsto e cairá na recessão", disseram as instituições na semana passada.

As exportações vão desabar, a confiança dos consumidores, até agora intacta devido ao mercado de trabalho sólido, também será abalada e a crise bancária prejudicará os investimentos, segundo este cenário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação