Economia

Sarkozy viaja a Frankfurt para reunir-se com a chanheler alemã

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 15:53
Paris - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, viajou nesta quarta-feira (19/10) à Frankfurt para se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, para a preparação da reunião da União Europeia (UE) e da zona do euro no próximo domingo em Bruxelas, anunciou o Palácio do Eliseu.

A "reunião informal" terá a participação do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, seu sucessor Mario Draghi, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso, e a diretora do FMI, Christine Lagarde. Antes de viajar, Sakozy visitou sua esposa, Carla Bruni Sarkozy, em uma clínica em Paris, onde foi internada para dar a luz.

Em Frankfurt, o objetivo é avançar nas negociações sobre o acordo para o fim da crise da dívida, disseram deputados na sede presidencial francesa.Segundo o deputado Charles de Courson, as discrepâncias entre França e Alemanha estão relacionadas às funções que devem desempenhar o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).

O chefe de Estado francês deve assistir, ao lado de Angela Merkel, a cerimônia de despedida do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, cujo mandato termina no final do mês. A França deseja que o FEEF se transforme em um verdadeiro banco para poder refinanciar diretamente com o BCE. A Alemanha se opõe, e justifica que para tanto, seria necessária uma reforma dos tratados europeus.

A Alemanha apóia a ideia de um mecanismo para garantir que o FEEF emita parte da dívida dos países em dificuldade. Desta maneira, multiplicaria a sua capacidade de empréstimo, que atualmente equivale a 440 bilhões de euros, sem que os Estados Unidos aumentem suas contribuições.

A Eurozona aposta todas as suas fichas na cúpula europeia do próximo domingo, na qual apresentará uma bateria de medidas para remediar a crise da dívida e evitar a recessão mundial, priorizando a blindagem de seu sistema financeiro diante de uma eventual quebra da Grécia. "O destino da Europa é jogado em Bruxelas", declarou o presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Os líderes europeus tentarão entrar em acordo sobre a recapitalização dos bancos europeus, sobre a dotação de mais capital ao fundo de resgate europeu e o alcance de um eventual default da Grécia.

A cúpula será precedida de uma reunião dos 17 ministros das Finanças da Eurozona na sexta-feira e dos 27 da UE no sábado. A ideia é chegar com uma "resposta contundente" à cúpula dos países industrializados e emergentes do G20 nos dias 3 e 4 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação