Economia

Jean-Claude Trichet se despede da presidência do Banco Central Europeu

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 19:43
Frankfurt - Após oito anos à frente do Banco Central Europeu (BCE), o francês Jean-Claude Trichet se despediu nesta quarta-feira (19/10) em uma cerimônia em Frankfurt, da qual participou toda a elite política e líderes da economia europeia.

Na despedida, realizada em uma sala de concertos, estiveram presentes o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã Angela Merkel. Além deles, estiveram presentes o sucessor de Trichet, o italiano Mario Draghi, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, e a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

Segundo a presidência francesa, os ministros das Finanças de França e Alemanha, François Baroin e Wolfgang Sch;uble, devem participar em uma "reunião informal" para preparar a reunião europeia de domingo em Bruxelas, considerada crucial para o futuro do euro.

Em um discurso de homenagem a Trichet, Angela Merkel se mostrou "convencida" de que os europeus conseguirão "resolver as coisas". "Se o euro fracassar, a Europa fracassa", disse, e ressaltou a necessidade de "atacar os problemas desde a raiz".

"Ainda temos trabalho, entre outras coisas há uma reunião crucial da zona do euro este domingo", declarou Herman van Rompuy, chamando aos países europeus a unirem-se ante a adversidade da atual crise da dívida soberana. "Na zona do euro, a solidariedade é uma questão de necessidade e de sobrevivência", completou.

Fiel a sua reputação de "erudito" e de "europeu convicto", segundo as palavras de Jean-Claude Juncker, o agora ex-presidente do BCE, que cumprirá 69 anos em dezembro, fez em seu discurso abundantes referências à história europeia e aos fundadores da união política do continente.

"Os homens só aceitam a mudança em caso de necessidade e a só veem a necessidade em tempos de crise", disse Trichet citando Jean Monnet, para recordar a urgência de reformar a liderança da zona do euro.

"Por sua determinação e seu pragmatismo, sua fineza e sua firmeza, Trichet é um exemplo para todos nós", disse o italiano Mario Draghi, que no dia 1 de novembro assumirá o cargo de presidente do BCE.

O ex-presidente francês, Valéry Giscard d;Estaing, e o ex-chanceler alemão, Helmut Schmidt, também convidados a tomar a palavra, elogiaram a Trichet .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação