Economia

Copom corta 0,50 ponto percentual e taxa de juros cai para 11,5% ao ano

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 19/10/2011 20:01
O Banco Central baixou, mais uma vez, a taxa de juros básica da economia. Pela segunda vez consecutiva, desta vez por unanimidade, os membros do Comitê de Política Monetária decidiram cortar a taxa Selic em mais 0,50 ponto percentual. Com os dois cortes sucessivos de 0,50 ponto percentual, a taxa Selic está em 11,50% ao ano. Dessa vez, a crise financeira internacional que vem se arrastando há meses com um cenário nebuloso e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses, batendo em 7,31% em setembro, foram os fatores que motivaram a decisão do Copom.

No comunicado ao mercado, o Copom justificou a medida como uma forma de, ;tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo;. O Copom entende que ; um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012;. Falta apenas mais uma reunião para fechar o ano e, até o momento, o mercado continua colocando suas fichas em mais uma redução da taxa, na mesma proporção.

Veja mais informações sobre a decisão do Copom na edição desta quinta-feira (20/10) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação