Economia

Ministros das Finanças da Eurozona se reúnem novamente neste sábado

Agência France-Presse
postado em 22/10/2011 12:21
BRUXELAS - Os ministros das Finanças da Eurozona, que na sexta-feira se reuniram em Bruxelas para dicutir propostas de resolução à crise da dívida, voltarão a reunir-se este sábado à tarde, informaram fontes europeias.

Na sexta-feira, os membros do Eurogrupo - os 17 países que adotam o euro como moeda - deram sinal verde para a liberação do sexto lote, de 8 bilhões de euros, relativos ao empréstimo aprovado à Grécia em maio de 2010 no valor total de 110 bilhões.

O próximo passo é decidir por um aumento "substancial" da contribuição dos bancos no segundo plano de ajuda a Atenas, decidido em 21 de julho, segundo o porta-voz luxemburguense Jean-Claude Juncker.

No sábado pela manhã, foi a vez dos ministros das Finanças dos 27 membros da União Europeia discutirem um plano de recapitalização dos bancos que lhe permitisse amortizar o choque. A Europa avalia estas necessidades entre 80 e 100 bilhões de euros.

Depois desta reunião, os ministros da Eurozona irão se reunir de novo pela tarde, segundo uma fonte europeia interrogada pela AFP.

Para a noite, está prevista uma reunião entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, em Bruxelas, na qual devem participar também o presidente da UE, Herman Van Rompuy, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, o líder do Banco Central, Jean-Claude Trichet, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação