Economia

Japão avisa que terá de intervir para impedir valorização do iene

Agência France-Presse
postado em 24/10/2011 08:36
O governo japonês alertou nesta segunda-feira (24/10) que se prepara para intervir de novo no mercado cambial para desvalorizar o iene (moeda local). Agentes em diversos mercados internacionais têm comprado o iene, que é visto como uma opção mais segura de investimento do que o euro e o dólar. O alerta foi feito pelo ministro das Finanças, Azumi Isso, em entrevista coletiva.

A iniciativa, porém, tem feito o valor da moeda atingir recordes de alta, o que preocupa as autoridades japonesas, que temem que as exportações do país fiquem menos competitivas. No ano passado, as autoridades do Japão intervieram duas vezes no mercado cambial. Mas as medidas não impediram a valorização do iene.

Azumi disse que é necessário reagir às ações especulativas e dar uma resposta decisiva. Segundo ele, a medida é urgente porque a economia do Japão precisa ser estimulada e as decisões relativas à recuperação do país, devastado, em parte, pelo terremoto seguido pelo tsunami são emergenciais.

Em 11 de março, o Nordeste do Japão foi atingido pelos tremores de terra e o tsunami, além de acidentes nucleares. Os impactos ainda estão presentes no cotidiano dos japoneses. Em volta da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, que sofreu vazamentos e explosões radiativos, há cidades inteiras vazias. Os moradores foram retirados da região por medidas de segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação