postado em 27/10/2011 08:13
Os dois primeiros aparelhos Nokia equipados com o sistema operacional da Microsoft, Windows Phone 7.5, chegarão ao Brasil no primeiro trimestre de 2012, acirrando ainda mais a disputa no mercado de smartphones. A confirmação foi feita ontem pelo presidente da companhia, Stephen Elop, em uma conferência da empresa (Nokia World).Os telefones compõem a nova família de celulares da marca e são a aposta da finlandesa para recuperar parte do mercado perdido nos últimos anos e alcançar uma posição mais confortável no segmento de
smartphones. ;No começo do ano apresentamos uma nova estratégia e estamos jogando para ganhar. Estamos em busca do próximo 1 bilhão de pessoas conectadas;, comentou Elop ao apresentar os dispositivos.
Tanto o Nokia Lumia 800, quanto o Nokia Lumia 710 já vêm com o recurso Nokia Drive instalado ; aplicativo que oferece um sistema de navegação pessoal (GPS), dedicado à utilização em carros, além do serviço Mix Radio, que funciona como rádio on-line e também coloca à disposição do usuário músicas off-line. Diferentemente da maioria dos celulares inteligentes, o modelo 800 tem tela curva de 3,7 polegadas e processador de 1.4GHz, além de 16GB de memória interna. Já o 710, vem equipado com o Internet Explorer 9 (IE9) e a mesma configuração de processamento, mas com preço menor.
Atraso
Antes de chegar ao Brasil, o NL800 e o NL710 serão vendidos, a partir de novembro, no Reino Unido, na Holanda, na Espanha, na França, na Itália e na Alemanha ; por 420 euros e 270 euros, respectivamente . No início do ano que vem, outros mercados emergentes, como Índia, Rússia, Hong Kong e Cingapura receberão o aparelho. Na China, ele só desembarcará a partir de julho.
Embora lute por mais espaço no segmento de smartphones, a Nokia trará seus aparelhos ao Brasil somente após o lançamento do HTC Ultimate, já disponível para venda no país e equipado com o Windows Phone 7.5, e depois que a também chinesa ZTE apresentou planos de comercializar um telefone com o mesmo sistema.
Firefox com Bing
A Microsoft e o Mozilla anunciaram, ontem, a criação do Firefox com Bing. O navegador é uma versão atualizada do programa Firefox, mas com elementos do serviço da Microsoft, principal concorrente do buscador do Google. O navegador modificado traz o Bing como serviço padrão de busca, além de usá-lo como página inicial, a exemplo do que já ocorre com o Internet Explorer. Apesar de ainda ter parcerias com o Google, o Firefox vê sua posição ameaçada pelo crescimento do Chrome, criado pela própria gigante das pesquisas on-line. No entanto, segundo a empresa, o movimento é apenas mais um passo da parceria entre Microsoft e Mozilla, que começou no ano passado.