Economia

Três novos modelos de BlackBerry aumentam a competição no Brasil

postado em 27/10/2011 08:15
Aumentando a competição no já concorrido segmento dos telefones inteligentes, a Research In Motion (RIM) lançou três modelos de smartphones BlackBerry no Brasil. As novidades são os aparelhos BlackBerry Bold 9900, BlackBerry 9860 e BlackBerry Curve 9360, todos com o novo sistema operacional já instalado. Um dos principais chamarizes do Bold 9900, o mais sofisticado da nova leva, é a pouca espessura: o aparelho tem só 10,5 mm. Como alia uma tela sensível ao toque a um teclado físico, ele tem a aparência tradicional dos equipamentos da companhia.

A previsão é de que os novos aparelhos estejam dispoíveis a partir de novembro. A data exata e os preços serão anunciados com os parceiros da RIM. A companhia anunciou que não vai atualizar o software para seu tablet PlayBook até fevereiro, significando meses de atraso. Mesmo quando o dispositivo for redesenhado, ainda não terá o popular aplicativo de mensagens instantâneas BlackBerry Messenger.

Apple
As ações da RIM chegaram a cair mais de 6% ontem, com investidores assimilando o mais recente fato de uma cadeia de frustrações com a fraqueza da companhia em competir com o tablet iPad, da Apple. A empresa canadense apresentou o PlayBook em abril. Mas críticos de tecnologia, analistas financeiros e consumidores condenaram o aparelho por ele não possuir um sistema próprio de e-mail, calendário e gerenciamento de contatos, aplicativos que representam a força dos dispositivos BlackBerry.

Na época do lançamento, a RIM disse que acrescentaria ferramentas de e-mail e outros recursos em 60 dias. Mas a empresa empurrou esse prazo para outubro. O mais recente adiamento, agora para fevereiro, foi anunciado pela RIM em seu blog oficial no fim da terça-feira.

;Gostaríamos de tê-lo em nossas mãos hoje, mas tomamos a difícil decisão de esperar para lançar o BlackBerry PlayBook OS 2.0 até estarmos confiantes de termos alcançado as expectativas de nossos desenvolvedores, clientes corporativos e consumidores finais;, escreveu David Smith, vice-presidente sênior para o PlayBook. O anúncio, negativo para a companhia ocorre duas semanas após uma grande falha técnica ter deixado milhões de usuários de BlackBerry sem os principais recursos do aparelho por dias.


[SAIBAMAIS]Sprint Nextel quer US$ 7 bilhões
A fabricante Sprint Nextel anunciou ontem que deve precisar de US$ 7 bilhões em financiamentos para cobrir um rombo de caixa criado pelo iPhone e por uma atualização em sua rede. ;Se quisermos manter um saldo de, no mínimo, US$ 2 bilhões, vamos querer estender o vencimento de US$ 4 bilhões que acaba em 2012 e 2013 e aumentá-lo entre US$ 1 bilhão e US$ 3 bilhões, principalmente por meio de empréstimos;, disse o presidente executivo da terceira maior operadora de telefonia celular dos Estados Unidos, Dan Hesse. A Sprint comunicou que, apesar de o iPhone custar à empresa US$ 15 bilhões nos próximos quatro anos, o produto vai gerar apenas US$ 8 bilhões durante esse período.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação