Agência France-Presse
postado em 31/10/2011 09:01
Tóquio - O governo do Japão adotou uma nova intervenção no mercado cambial nesta segunda-feira para reduzir o valor do iene, que bateu um novo recorde na comparação com o dólar, o que representa uma ameaça para a recuperação do país.O dólar disparou a quase 79 ienes, depois de ter sido negociado a 75,32 ienes, o menor nível desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Às 5h00 GMT (3H00 de Brasília), três horas e meia depois da intervenção, o valor da moeda americana era de 79,20 yenes.
Muitas empresas japonesas que operam no exterior aproveitavam a circunstância para repatriar fundos e convertê-los para ienes em condições mais vantajosas que nos últimos dias, enquanto o ministério das Finanças comprava dólares a 79,20 yenes para impedir a desvalorização da moeda americana.
O euro também estava em alta, 110,84 ienes, contra pouco mais de 107 ienes durante a manhã. O iene está valorizado por ser considerado um "valor refúgio" em tempos de crise. "Diante dos movimientos especulativos, ordenei uma intervenção", anunciou o ministro das Finanças, Jun Azumi.
Azumi não anunciou a quantia de ienes vendida por Tóquio no mercado, mas o mercado acredita que superou a intervenção de 4 de agosto, quando o governo nipônico negociou 4,5 trilhões de ienes (mais de 40 bilhões de dólares), na ação unilateral mais importante até então no mercado de divisas.