Economia

Empresários do G20 pedem volta do espírito de cooperação de 2008

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 10:17
PARIS - Quase 50 empresários dos países desenvolvidos e emergentes que integram o G20 pediram nesta quarta-feira aos chefes de Estado e de Governo que se reunirão quinta-feira e sexta-feira em Cannes que recuperem o "espírito de cooperação" que prevaleceu após o início da crise de 2008.

"Simplesmente pedimos aos chefes de Estado que recuperem o espírito de cooperação que tiveram pouco depois da falência do Lehman Brothers", afirmou Laurence Parisot, presidente da influente federação de industriais da França, após um encontro com o presidente francês Nicolas Sarkozy.

A quebra do banco americano Lehman Brothers em 15 de setembro de 2008 acelerou a crise que colocou em risco o sistema financeiro mundial.

Apesar do momento ser dominado pelas repercussões na Europa do anúncio da Grécia de convocar um referendo sobre o plano de resgate aprovado na semana passada pela Eurozona destinado a evitar uma propagação da crise da dívida, Parisot afirmou que o tema não estava na agenda da reunião com o presidente francês.

Parisot afirmou que os governos podem "mostrar sua cooperação reforçando o papel do FMI e com avanços significativos na regulamentação do comércio mundial".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação