Economia

Governo da Grécia apoia referendo para decidir sobre pacote de austeridade

postado em 02/11/2011 11:23
O governo da Grécia apoiou hoje (2) de forma unânime a sugestão do primeiro-ministro grego, George Papandreou, de promover um referendo para que a população decida sobre o pacote de austeridade. A iniciativa, porém, causou reações negativas nos principais mercados financeiros do mundo, que ontem (1;) operaram em baixa.

Em uma reunião que se estendeu até a madrugada de hoje, Papandreou disse aos ministros que o governo precisa do consentimento do povo grego. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, convocou uma reunião de urgência com Papandreou, em Cannes, na qual estará presente também a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Para Papandreou, o referendo é a única saída para superar a resistência ao plano, que é extremamente impopular. Pelo pacote de austeridade, devem ser cortados salários, reajustados impostos e tarifas e demitidos funcionários públicos. Em reação ao pacote, houve várias manifestações em cidades gregas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação