Economia

Berlusconi convoca conselho de ministros extraordinário por causa da crise

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 14:21
MILÃO, 2 novembro 2011 (AFP) - O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi convocou nesta quarta-feira, para as 20h00 locais (17H00 de Brasília), uma reunião de gabinete extraordinária para tomar medidas urgentes contra a crise da dívida na véspera do encontro do G20 nesta quinta e sexta-feira na França.

A reunião foi anunciada por fontes oficiais.

Berlusconi prometeu acelerar as reformas para proteger a economia italiana dos estragos da crise da dívida, mas seus projetos estão marcados por uma impopularidade recorde e os repetidos apelos para a sua demissão ou a criação de um governo de emergência nacional.

Berlusconi deve chegar na quinta-feira ao encontro do G20 em Cannes (França) com um primeiro plano de reformas econômicas direcionado principalmente para estimular o crescimento econômico e reduzir a enorme dívida de 1,9 trilhão de euros (120% do PIB) .

Segundo a imprensa, entre as medidas que o governo entende tomar estão a transferência de bens públicos, a reforma do mercado de trabalho, um plano para revitalizar as regiões pobres do Sul e a simplificação da administração pública.

A popularidade do primeiro-ministro italiano caiu ainda mais e atingiu o mínimo histórico de 22% de opiniões favoráveis, de acordo com uma pesquisa do IPR Marketing Institute divulgada nesta quarta-feira.

Apenas 22% das mil pessoas interrogadas pelo instituto afirmaram ter muita ou bastante confiança no político conservador, contra 24% em setembro.

O percentual dos que declaram não ter nenhuma confiança em Berlusconi subiu de 64% a 66%, segundo a pesquisa publicada no jornal La Repubblica.

A posição de Berlusconi foi abalada pela crise da dívida na Eurozona, que obrigou seu governo a adotar medidas de austeridade.

A popularidade do governo está em 15%, contra 19% em setembro. E há 68% de descontentes (65% em setembro).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação