Economia

Diretora do FMI pede que UE respeite acordo feito em Bruxelas sobre Grécia

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 18:41
CANNES - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu nesta quarta-feira que os países europeus tenham "determinação" no cumprimento das metas traçadas para o resgate da Grécia, acordado há uma semana, após o anúncio do primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, de convocar um referendo no país.

O que contará nos próximos dias é "a firmeza e a determinação dos sócios europeus (...) para levar adiante a implementação do acordo que foi concluído no dia 27 de outubro" sobre o plano de resgate grego, disse Lagarde em uma reunião de organizações patronais do G20, às vésperas do encontro de líderes em Cannes.

"É claro que há obstáculos, às vezes obstáculos sérios", disse Lagarde em alusão à decisão de Papandreu de convocar um referendo sobre o plano de resgate.

Ao mesmo tempo, a diretora-gerente do FMI disse que poucas vezes houve "tanta determinação por parte dos europeus no sentido de atuar de maneira coordenada".

A ex-ministra francesa falou com empresários durante uma pausa na reunião prévia ao encontro do G20 de quinta e sexta-feira, que foi organizada urgentemente nesta quarta-feira para pedir explicações à Grécia sobre seu projeto de referendo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação